logo RCN

Prefeitura de Joinville lança revista que fortalece o debate jurídico e a gestão pública

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Segunda edição da publicação da PGM foi apresentada na OAB com palestras e discussões sobre temas atuais da municipalidade

Foi lançada na quarta-feira (16) a segunda edição da Revista da Procuradoria-Geral do Município de Joinville, na sede da OAB. Após o lançamento da publicação foi realizado um evento com a apresentação de trabalhos técnicos e jurídicos desenvolvidos pelos autores, além de palestrantes convidados e mediadores que abordaram temas da atuação pública.

A Revista da Procuradoria-Geral do Município de Joinville tem como principal objetivo ser um espaço para o debate técnico e científico das matérias de interesse do Município, estimulando diferentes visões e incentivando o desenvolvimento de teses e de novas percepções sobre o Direito e sobre a Administração Pública.

“A Procuradoria do Município de Joinville faz um trabalho exemplar, ela é conhecida em todo o Brasil pelo seu trabalho técnico e principalmente na discussão de temas tão difíceis junto com a sociedade. Afinal, se constrói a sociedade em conjunto. A nossa Procuradoria tem sido referência na parte da gestão pública, inclusive com tecnologia que recentemente foi instalada e hoje temos uma das Procuradorias mais modernas do país”, reforça o prefeito Adriano Silva.

“Nós estamos na segunda edição da revista que é uma publicação que discute temas da municipalidade, voltados a administração e a advocacia pública. É de extrema importância nós realizarmos esse espaço para pesquisa, para os debates porque as demandas são, cada vez mais, desafiadoras e complexas. Oportunizar esse ambiente de pesquisa e de inovação é essencial para que a gente possa inclusive ter uma oportunidade de busca de soluções para as nossas demandas diárias”, afirma Christiane Schramm Guisso, Procuradora-Geral do Município de Joinville.

A revista é pública e gratuita, com acesso online e, também, com algumas unidades impressas para disseminar o conhecimento junto a instituições públicas e privadas, autoridades, agentes políticos e outras pessoas de interesse.

Felipe Cidral Sestrem, editor-chefe da revista, procurador-executivo da PGM e presidente da comissão estadual de procuradores municipais, explica que a publicação busca criar um ambiente de debate crítico, plural, entre a advocacia pública e a comunidade jurídica, para trazer novas ideias e novas perspectivas de pontos que não conseguem ser debatidos no âmbito do judiciário, dos processos comuns.

“A gente criou esse espaço de debate para que possamos catalisar ideias e fomentá-las que, em muitos casos, são benéficas e boas para o município, mas que eventualmente não têm um espaço de crescimento institucional nos caminhos comuns”, explica Felipe.


Encontro Municipal de Advocacia Pública

Logo após o lançamento da Revista da Procuradoria do Município de Joinville, houve a realização do 1º Encontro Municipal da Advocacia Pública, promovido pela Procuradoria-Geral do Município de Joinville e OAB Subseção Joinville, por meio da Comissão da Advocacia Pública. O objetivo foi debater temas de interesse da advocacia pública municipal.

No evento, foram abordados quatro painéis temáticos: “Quatro anos na Advocacia Pública: interações entre público e privado”, “Espaço urbano: dos bens dos ausentes e o papel dos Municípios”, “Tribunais, segurança de dados e improbidade: bastidores e inovação na Administração Pública” e “Previdência, licitações e PPPs”.


Próxima edição da revista recebe artigos

O Conselho Editorial da Revista da Procuradoria-Geral do Município de Joinville abriu prazo para recebimento de artigos científicos e comentários à jurisprudência para a 3ª edição da publicação (edição 2025). Os interessados em contribuir, enviando os materiais para a revista, devem ler atentamente o regulamento, seguir as normas previstas em edital e fazer a submissão até o dia 30 de setembro.

Para a 3ª edição, serão aceitos artigos com até três co autores por trabalho. A submissão ou o esclarecimento de dúvidas devem ser feitos pelo e-mail pgm.gab@joinville.sc.gov.br. As duas primeiras edições da revista estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville e o conteúdo pode ser acessado gratuitamente.

Joinville dá início ao Cais Flutuante e se projeta como polo náutico Anterior

Joinville dá início ao Cais Flutuante e se projeta como polo náutico

Vacinação contra a gripe segue nos terminais de ônibus de Joinville Próximo

Vacinação contra a gripe segue nos terminais de ônibus de Joinville

Deixe seu comentário